Aquecimento global: fato ou falso
- italo prota de sa
- 20 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Aquecimento global significa o aumento contínuo da temperatura média da atmosfera terrestre. De acordo com a ciência, ele é causado pela intensificação do efeito estufa decorrente do aumento da concentração do gás carbônico, metano, óxido nitroso e alguns gases artificiais.
O efeito estufa e os seus gases existem na Terra, em Marte e em Vênus desde sempre e é um velho conhecido da ciência. O que mudou é que algumas atividades humanas, especialmente a extração e posterior queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, derivados de petróleo e gás natural) injetaram na atmosfera, nos últimos 70 anos, trilhôes de toneladas de gás carbônico que estava estocado no solo, subsolo e pré sal. Também a bovinocultura, a fabricação de cimento e de aço, a rizicultura e outras atividades agropecuárias e industriais contribuem, em menor escala, para o abacaxi.
A sequência é assim: atividades humanas aumentam as emissões. a estratosfera se enche de gases do efeito estufa, estes retêm mais calor e a temperatura da Terra sobe. Isto está provado pela ciência. Não consegui encontrar nenhuma academia de ciências que duvida disto.
Algumas pessoas, por ignorância, por ideologia política, por seguirem seus líderes, por interesses econômicos ou por não quererem assumir a responsabilidade, afirmam que o aumento da temperatura da Terra é natural, que não precisamos fazer nada e que breve tudo será como antes. Infelizmente isto está errado. O aquecimento global é responsabilidade nossa e as sua consequências estão aí para quem quiser ver.
Quem aquece a Terra é somente o Sol. Que deveria ser chamado de "deus Sol" porque a vida aqui só existe graças a ele. Todas as outras possíveis causas do aquecimento como aumento da atividade solar, mudança na órbita solar e mudança na órbita terrestre foram testadas e descartadas.
Eu acredito porque todas as instituições sérias que tem alguma ligação com o tema acreditam. Se a NASA, o INPE, a EMBRAPA, a NOAA, a USP, a Real Academia Britânica, a Academia Nacional dos EUA e, até da China, acreditam, eu não tenho coragem de duvidar.
O aquecimento global está provocando, seguramente, ondas de calor, derretimento de geleiras, extinção de neves e estações de esqui, aumento do nível do mar, aumento de incêndios e aumento de chuvas devido à maior evaporação - estes fenômenos ninguém lúcido pode negar porque são perceptíveis a olho nu. O que se nega são as suas causas.
Outras consequências não são tão óbvias e precisam ser inferidas e testadas: aumento de secas, de chuvas, de tornados, furacões, morte de corais, alteração no percentual de nascimentos de machos e de fêmeas de tartarugas, extinção de espécies etc.
As perspectivas não são boas para este século. A temperatura vai continuar subindo e se acelerando e a volta fica, cada vez mais, mais cara e difícil. Nossos filhos e netos vão pagar um preço bem alto pelo que fizemos e pelo que não fizemos.
Saiba mais:


Comentários