Local x Global
- italo prota de sa
- 22 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Bom dia.
Qualquer atividade humana que agrida, prejudique ou danifique o meio ambiente é poluidora. Normalmente é realizada num ambiente local (cidade, fábrica, fazenda etc.)e, quase sempre, tem efeitos globais.
A poluição visual (luzes multicoloridas e ofuscantes, cartazes, outdoor etc.) e a sonora (automóveis, caminhões, motos, aviões etc.) de nossas cidades são exemplos raros de poluição local com efeitos somente locais e podem ser enfrentados pelas AUTORIDADES LOCAIS.
Os mesmos veículos que provocam poluição sonora emitem monóxido de carbono (gás tóxico localmente) que se transforma em gás carbônico que é um problema global (efeito estufa). Este gás dura séculos na estratosfera e vai se acumulando dia a dia. O desmatamento e a subsequente queima da floresta ou a sua lenta decomposição provocam efeitos locais como aumento da temperatura local, redução das chuvas, erosão do solo etc. Também vão provocar efeitos globais.
Qualquer atividade que libere carbono no ar vai provocar pelo menos dois efeitos; um no efeito estufa e outro na acidificação dos oceanos (que já é um problema grave). Tudo global. Sendo global, o enfrentamento tem que ser global. Aqui está o problema.
Os boizinhos da minha fazenda emitem metano (inodoro, incolor e sobe para a estratosfera imediatamente) pela boca. Raramente causa problema local, exceto que, em ambiente fechado como estas leiterias em galpões fechados, pode pegar fogo. Também emitem óxido nitroso na excreta (estrume e urina). Nenhum deles têm efeitos locais importantes, mas tem efeitos globais super importantes.
O mesmo vale para uma fábrica de cimento que usa calcário (carbonato de cálcio) como matéria prima. Pelo nome, dá para imaginar o que ocorre na fabricação: o cimento libera carbono, que, em contato com o oxigênio, vira gás carbônico.
O gás carbônico emitido tem poucos efeitos locais, gera empregos, renda, impostos, mas tem efeito global (efeito estufa). E o cimento faz falta.
Todas as CPS's fracassaram no seu objetivo central que é reduzir as emissões de gás carbônico e a COP 30 também vai fracassar neste ponto. Até agora, somente a COVID conseguiu reduzir as emissões anuais de gás carbônico.
As projeções anuais para a demanda de petróleo (em milhões de barris por dia) são mostradas no gráfico a seguir.
.

Alguém acredita que as emissões e a consequente concentração de gás carbônico vai diminuir. Todas as outras atividades poluidoras (bovinocultura, fabricação de cimento e de aço, rizicultura etc.) não diminuíram em nenhum ano.
A ONU é a única instituição global que temos e ela tenta resolver o problema global. Ela não tem poder para impor medidas necessárias. Por isto as COP's fracassaram e a COP 30 também vai fracassar.
Veja mais em https://www.italoprota.com/

Comentários