top of page
Buscar

O Iceberg A23

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 17 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr. de 2025


O Iceberg A23 virou notícia há semanas por várias razões. Primeiro porque ele descolou do continente da Antártica (não é novidade porque outros já descolaram), porque é muito grande e, mais interessante é que ficou encalhado durante 35 anos e depois começou a navegar até ficar preso num cilindro de água giratória denominado Coluna Taylor (nome dado em homenagem a um físico que identificou o fenômeno giratório). Provavelmente ficará preso aí ate derreter completamente porque, na Coluna, a temperatura da água é quente (+- 4° Centígrado).

É um fenômeno muito estranho porque ocorre dentro da Corrente Circumpolar Antártica que gira eternamente em volta do Continente da Antártica (como na foto acima). Esta corrente é poderosíssima e tem mais água salgada do que toda a água doce líquida da Terra. Ela é cerca de 100 vezes maior do que o Rio Amazonas e é bem fria

            O iceberg é gigantesco tem perto de 3500 quilômetros quadrados por um pouco mais de 200 metros de altura. A represa de Itaipu, que também é gigante, tem “apenas” cerca de 1500 quilômetros quadrados.

            Ele vai derreter brevemente e acrescentar um pouco de água doce nos oceanos, vai contribuir para elevar um pouquinho o nível deles, pode liberar alguns nutrientes, ou alguns vírus congelados, atrapalhar a rota de alguns animais marinhos etc. Ninguém sabe com certeza o que virá. De qualquer forma é transitório.

            Finalmente, o abacaxi. O número de icebergs e outras coisas congeladas (geleiras, permafrost etc.) vem aumentando muito por conta do aquecimento global. Eles ajudam a aumentar o nível do oceano. O derretimento de um modo geral pode liberar coisas ruins para nós como vírus e gás metano. No caso de permafrost, a emissão de metano é certa e em volume muito grande dependendo da área derretida (algo que já esta começando a ocorrer em pequena escala, mas maior do que antes).

            A última coisa que chamou a atenção foram as formas como a imprensa mostra o tamanho do iceberg: duas vezes a área da Cidade de São Paulo, maior do que a área da Grande Londres, mal cabe no Canal da Mancha, metade do Haiti... Como eu não sei o tamanho de nenhum destes locais, fui procurar a área.

 

Saiba mais:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Gás metano

O metano é emitido por fontes naturais (40%) e artificiais (60%). As naturais são áreas alagadas (pântanos, açudes, florestas inundáveis e inundadas da Amazônia, Pantanal etc). As artificiais são agro

 
 
 

Comentários


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page