A gasolina e o etanol
- italo prota de sa
- 11 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2025

É sabido por todo mundo que o etanol emite muito menos gases do efeito estufa do que os combustíveis fósseis (gasolina, diesel ou gás natural). Este resultado já foi demonstrado pela Embrapa, pelo IPCC e por diversas outras instituições de pesquisa.
As emissões diretas (pela combustão) são muito menores, o rendimento é menor (cerca de 70% do da gasolina).. Em termos de custo de combustível por quilômetro rodado, esta relação mostra que o etanol passa a ser melhor, financeiramente, quando o custo por litro é menor do que 70% do custo da gasolina.
No Brasil, a relação de custo fica mais ou menos perto de 70%. Eu, pessoalmente só uso etanol sem fazer as contas em R$. É somente pelo efeito estufa.
No Brasil, é absurdo não haver uma política clara de incentivo ao etanol e, mais ainda, uma política de proibição de fabricação, importação etc. de automóveis e caminhonetes de luxo movidas a diesel, deixando o diesel somente para caminhões, ônibus, trens etc. Diesel é, praticamente o único combustível que temos que importar e é muito mais poluente (além dos gases de efeito estufa).
O etanol brasileiro, assim como biomassa, tem uma característica fundamental que não é muito conhecida de nós, publico leigo, que é o seguinte. Ele é feito de cana de açúcar que, enquanto crescia, extraiu carbono e o fixou em sua estrutura. Desta forma, não haverá aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera - a combustão do etanol apenas devolve o carbono que foi sequestrado pela cana. O mesmo acontece com a biomassa, o biodiesel e qualquer combustível não fóssil.
Saiba mais:


Comentários