Acordo de Paris
- italo prota de sa
- 19 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
https://www.italoprota.com/post/aquecimento-global-1 O Acordo de Paris nasceu com a 21ª Conferência das Partes (COP 21) realizada em 2015 em Paris. Ele foi aprovado por 195 países, inclusive o Brasil, com o objetivo de fortalecer a resposta dos países às mudanças climáticas e aumentar o poder de resistência aos impactos adversos das mudanças.
Os EUA, que haviam assinado o acordo, saíram durante o governo de Trump. Biden retornou ao acordo logo que assumiu. Provavelmente, no segundo mandato, Trump vai romper novamente o acordo. É esperar para ver.
O compromisso ocorreu no sentido de manter o aumento da temperatura média global em menos de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Para alcançar os objetivos os países estabeleceram metas de redução das emissões de médio prazo e dentro de suas possibilidades econômicas e sociais.
Por meio das NDC, Contribuições Nacionalmente Determinadas, cada nação apresentou sua contribuição voluntária de redução de emissões dos gases de efeito estufa..
Finalmente, as NDC’s foram feitas e a maior parte não foi cumprida pelos países de um modo geral e o aquecimento global chegou firme e está indo a todo vapor – em 2024, bateu 1,5° C acima da média pré-industrial. A propósito, 2024 está sendo considerado o ano mais quente dos últimos 120.000 anos e o limite desejável de 1,5° C já está sendo ultrapassado.
As próximas discussões sobre o aquecimento global devem se situar em limitar o aumento da temperatura média em 2° Cporque 1,5°C "já era".
Saiba mais:


Comentários