top of page
Buscar

Carbono

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 26 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

O carbono é um elemento químico fantástico. Ele está presente, em maior ou menor proporção, na estrutura corporal de todos os seres vivos: animais ou vegetais, está nas vitaminas, proteínas, aminoácidos, colágenos etc. etc. etc.


Também está presente em combustíveis fósseis, no etanol, no biodiesel, na madeira, nos plásticos, no aço, nos tecidos etc.


O carbono tem uma verdadeira paixão pelo oxigênio. Se ele for liberado na atmosfera, imediatamente ele se junta com o oxigênio e faz monóxido de carbono (gás tóxico). Logo em seguida, ele se junta com mais um átomo de oxigênio e vira gás carbônico e, praticamente, faz um casamento quase perpétuo e, graças a isto, os vegetais fazem a fotossíntese que é o início da cadeia alimentar de todos os seres vivos.


A fotossíntese é o início do ciclo biológico do carbono.

Quando o carbono é liberado em ambiente sem oxigênio livre, por exemplo em áreas húmidas, lados, estômago de animais etc., ele casa com o hidrogênio e faz o gás metano.


O fato de o gás carbônico ter uma ligação muito estável tem o lado bom que é a fotossíntese (base da vida) e tem o lado ruim que é a sua acumulação na atmosfera tornando-o o principal gás do efeito estufa.


Finalmente, faz parte das principais ligações das moléculas orgânicas (lipídios, carboidratos e proteínas) presentes em nosso corpo. Corresponde a 19% da massa corporal total. Em outras palavras, mais ou menos 19% do nosso peso é carbono.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Gás metano

O metano é emitido por fontes naturais (40%) e artificiais (60%). As naturais são áreas alagadas (pântanos, açudes, florestas inundáveis e inundadas da Amazônia, Pantanal etc). As artificiais são agro

 
 
 

Comentários


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page