Efeito estufa
- italo prota de sa
- 4 de jan. de 2025
- 2 min de leitura


Estufa é uma estrutura metálica revestida de vidro ou plástico que permite a entrada da luz e do calor, mas dificulta a saída do calor. A temperatura interna pode ser controlada através da regulagem da saída de calor por janelas e/ou portas.
A Terra, desde sempre, foi e é envolvida por uma atmosfera que contém diversos gases: nitrogênio (79%), oxigênio (20%), vapor d’água, gás carbônico, metano, óxido nitroso, ozônio etc. e, ainda, alguns gases artificiais. Como eles têm capacidade de reter parte do calor refletido pelo planeta, funcionam como uma estufa. Graças a isto, a temperatura da Terra tem se mantido em torno de 15° C e, principalmente, os gases não permitem que a temperatura varie muito do dia para a noite. O efeito estufa existe desde muito antes do aparecimento do homem na Terra, sendo responsável por efeitos benéficos, como a filtragem de raios solares, a estabilização da temperatura da atmosfera (principalmente a variação da noite para o dia) e o gás carbônico é essencial para a vida na Terra.
Tudo vinha bem até que o homem, com suas tecnologias maravilhosas, entre elas os motores a combustão, passou a emitir gás carbônico em quantidades muito grandes o que provocou um desequilíbrio e o efeito estufa iniciou um processo de aumento da temperatura média da Terra, denominado “aquecimento global”. Este aumento já está chegando a 1,5 °C que era o limite a ser alcançado lá por 2100. Ainda não se considera que o limite foi alcançado por que os cientistas trabalham com uma média de um período de dez anos e, em parte de 2023 e 2024, El Niño contribuiu para atingir este aumento. Não há nada dizendo que a temperatura média da Terra vai diminuir.
O vapor d’água não é levado em conta como gás de efeito porque tem vida útil muito curta e, também, porque não há o que fazer. Desta forma os gases considerados são o gás carbônico, o gás metano, o gás óxido nitroso e os gases artificiais que contém flúor (HFC’s, CFC’s e SF6 usados para refrigeração principalmente).
Os negacionistas não acreditam no efeito estufa e dizem que estamos passando por um período de aquecimento e que em algum momento tudo voltará a ser como antes. Infelizmente isto é uma bobagem e a Terra está com uma temperatura em que nunca esteve.
No Planeta Vênus, a temperatura é de pouco mais de 460° C. Ele é extremamente quente devido ao efeito estufa causado pelo CO2 na sua atmosfera que possui mais de 90% de CO² e atua como um cobertor, retendo o calor e elevando as temperaturas.
Em Marte, cuja atmosfera é muito rarefeita e, praticamente sem efeito estufa, a temperatura varia de cerca de 20° C durante o dia a perto de – 153° C à noite. Com esta variação de temperatura, fica muito difícil a vida aparecer.
Saiba mais:


Comentários