EL NIÑO
- italo prota de sa
- 4 de jan. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mai. de 2025
El Niño, deveria ser El Diablo, é o nome de um fenômeno hidrotérmico que ocorre no Pacífico, em inglês ENSO (El Niño Southern Oscillation).
Corresponde às variações de temperatura que ocorrem naturalmente no Pacífico:
- La Niña quando a temperatura da água estiver pelo menos 0,50° C abaixo da média,
- El Niño quando a temperatura da água estiver pelo menos 0,50°C acima da média e
- Neutro quando a temperatura da água estiver entre -0,50° C e +0,50°C.
Estas são as variações de temperatura no Oceano Pacífico perto do Litoral do Chile/Peru em graus centígrados. Entre -0,50° C e +0,50° C é a fase neutra, menor do que -0,50° C é La Niña e maior do que +0,50 ° C é El Niño.

Esses indicadores são atualizados na primeira quinta feira de cada mês com base na média trimestral (mês atual, mês passado e próximo mês). Provavelmente o indicador permanecerá mostrando a fase neutra até o final de 2024.
El Niño e La Niña são duas faces da mesma moeda e interferem no clima de diversas regiões da Terra. Acredito que é, de longe, o fenômeno mais importante do clima global.
Um resumo dos impactos do fenômeno na América do Sul está nas duas imagens a seguir (à esquerda, os efeitos do EL Niño e à direita do La Niña) :

El Niño, à esquerda, ocorreu no final de 2023 até maio de 2024. Aconteceu tudo como previsto: uma das maiores secas da Amazônia, a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, seca no Nordeste e recordes de temperaturas máximas em todo o Sudeste.
O Centro Oeste também bateu recordes de temperaturas máximas, mas, isto não estava nas previsões. Estes mapas são do INPE e foram feitos em 2006. El Niño é estudado há muito tempo.
La Niña, à direita, provoca efeitos inversos ao El Niño.
Saiba mais


Comentários