top of page
Buscar

Incêndios em Los Angeles

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 12 de jan. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de fev. de 2025

Incêndios não são eventos climáticos, mas podem ser favorecidos ou reduzidos por eles.

Incêndios sempre ocorrem e ocorreram em todas as regiões do mundo. É certo que há muitos anos o homem aprendeu a usar o fogo devido a um incêndio provocado por raios; aprendeu a controlar o fogo e foi descobrindo suas qualidades para aquecer, iluminar, assar carne, cozinhar, espantar os bichos, caçar, fazer cerâmica e etc. Também aprendeu que a lenha era um senhor combustível e durava muito. Foi um salto no desenvolvimento da humanidade.

Muito tempo depois, inventou os motores a combustão e descobriu que, melhor que a lenha, eram os combustíveis fósseis. Foi um casamento perfeito e a humanidade deu outro salto, talvez o maior da história. Tudo melhorou: transportes, calefação, cocção, refrigeração, iluminação, produção de bens etc.

Tudo ia às mil maravilhas, mas os novos combustíveis têm um efeito colateral indesejado. Eles foram "produzidos" pela natureza e armazenados no solo, no subsolo e no pré-sal. A sua combustão contínua nos últimos dois séculos liberou alguns trilhões de toneladas de gás carbônico para a atmosfera.

O efeito estufa, que também já existia, aumentou brutalmente a sua capacidade de reter calor e a temperatura média da Terra começou a subir rapidamente e chegou a um patamar que nunca havia chegado.

Com a temperatura média atual os eventos climáticos como ventos, enchentes, chuvas, secas, nevascas, vendavais etc. se tornam mais frequentes e mais intensos.

Com relação ao atual incêndio de Los Angeles, o que ocorreu é que a seca duradoura (em alguns locais não chovia há dez meses), a alta temperatura e os ventos da região (Ventos de Santa Ana) formam uma combinação perfeita para que os incêndios se tornem muito grandes e incontroláveis. Tem um dito que diz o seguinte: de três trintas é tudo que um incêndio precisa para ser "turbinado". Temperatura maior do que 30° C, vento acima de 30 Km por hora e humidade relativa do ar abaixo de 30%.

Não sei a temperatura nesses últimos dias em Los Angeles, mas lá tem um vento bem forte (bem mais de 30 km/hora e, em alguns momentos 150 km/hora) chamado Santa Ana que é muito seco e resseca todas as árvores pelo caminho.

Leia Mais

Os incêndios em Los Angeles em 2025 estão sendo considerados a maior catástrofe ocorrida no mundo e cujos prejuízos econômicos, além das vidas que custou, devem ser por volta de US$ 200 bilhões. É muita grana, sorte que é num estado norte americano muito rico com um PIB (2023) de quase US$ 4 trilhões. Se fosse um país, teria o quinto maior PIB global.

Alguns urbanistas estão sugerindo que não se deve reconstruir integralmente o que queimou porque, provavelmente, pegará fogo novamente. Os proprietários não devem achar uma boa ideia.

Os incêndios florestais do Canadá em 2023 foram os maiores da história, totalizaram cerca de 20 milhões de hectares, liberaram 480 milhões de toneladas de carbono e as causas foram as mesmas: seca excepcional e calor recorde em várias regiões do país.

A Europa também teve incêndios acima da média em 2023 sob condições climáticas semelhantes: seca, calor, baixa humidade e vento.


Saiba mais:



 



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Gás metano

O metano é emitido por fontes naturais (40%) e artificiais (60%). As naturais são áreas alagadas (pântanos, açudes, florestas inundáveis e inundadas da Amazônia, Pantanal etc). As artificiais são agro

 
 
 

Comentários


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page