top of page
Buscar

Matriz elétrica brasileira - 2023 IPS

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 8 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de jan. de 2025

A matriz elétrica de um país é a representação das diversas fontes em relação ao total da geração de energia elétrica. Não se confunde com a matriz energética que inclui a energia para os transportes que vem de derivados de petróleo, gás natural, etanol, biodiesel etc. 

A matriz elétrica brasileira, do ponto de vista de sustentabilidade e de emissões de gases do efeito estufa, é muito boa e vem melhorando nos últimos anos com a expansão da energia eólica e da fotovoltaica. Em 2023, a potência total era a seguinte:



Convém ressaltar que as termoelétricas são utilizadas com menor intensidade porque funcionam como suplementação na falta das demais.

Outros pontos importantes na matriz brasileira são que mais de 80% da energia elétrica vem de fontes renováveis (hídrica, eólica, solar e biomassa) e que estas três últimas estão aumentando muito as suas participações.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Gás metano

O metano é emitido por fontes naturais (40%) e artificiais (60%). As naturais são áreas alagadas (pântanos, açudes, florestas inundáveis e inundadas da Amazônia, Pantanal etc). As artificiais são agro

 
 
 

Comentários


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page