Micro e nanoplásticos
- italo prota de sa
- 4 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2025

Os plásticos, de um modo geral, quando descartados na natureza, fracionam-se em pequenas partículas que se esparramam pelo mundo. Quando estas partículas se tornam de tamanho inferior a cinco milímetros, elas são chamadas “micro plásticos”. Há também micro plásticos primários - são fabricado bem pequenos e são adicionados em sabonetes, cosméticos, creme dental etc.
Os micro plásticos estão aparecendo em tudo e em toda parte, incluindo oceanos, rios, superfície terrestre e no corpo humano. Nestes locais, os animais os comem como o camarão da foto a seguir e nós comemos os animais.

Para completar, surgiu o nano plástico: partículas de plástico menores do que mil nanômetros. Isto é um tamanho cem vezes menor do que o diâmetro de um fio de cabelo, tão pequenas que não são visíveis a olho nu.
Os nano plásticos vêm da degradação de produtos que usamos com frequência, como roupas, embalagens PET, sacolas, brinquedos etc. Pasta de dente, xampu e alguns cremes podem conter nano plásticos. Ambos já foram encontrados em peixes, mariscos e, até, em placenta humana e no sangue de doadores.
A ONU já organizou uma reunião global sobre plásticos, mas não deu em muita coisa. Finalmente, está começando a ser estudado o resíduo do desgaste de pneu que parece ser um grande abacaxi.
Saiba mais:


Comentários