top of page
Buscar

Mitigar

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 4 de jan. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de jan. de 2025

Mitigar é uma palavra que eu nunca usei com o sentido de reduzir. Nunca disse: meu saldo bancário está muito mitigado!!! Porém, no contexto de mudanças climáticas, a palavra é usada, também, com este sentido. Assim, mitigar as emissões de gases do efeito estufa é reduzir; mitigar os efeitos das emissões significa abrandar ou amenizar tais efeitos.

            De qualquer forma, mitigar as emissões significa reduzir as emissões antrópicas de alguma atividade, setor, empresa ou país utilizando alguma tecnologia, processo ou atitude que provoque a redução das emissões. Por exemplo, na extração de petróleo há emissões fugitivas, vazamentos de metano. Queimar estas emissões é uma forma de “mitigar” porque a queima acaba com o metano e o transforma em gás carbônico que tem um potencial de aquecimento global 28 vezes menor.

            No caso do setor “energia elétrica”, substituir as termoelétricas por usinas eólicas ou solares também é uma forma de mitigar as emissões. No caso de bovinocultura, o fornecimento de aditivos tipo tanino, Bovaer, antibióticos e outros também reduz as emissões.

            Praticamente em todos os setores ou atividades há possibilidades de mitigar as emissões.

 

Saiba mais:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Gás metano

O metano é emitido por fontes naturais (40%) e artificiais (60%). As naturais são áreas alagadas (pântanos, açudes, florestas inundáveis e inundadas da Amazônia, Pantanal etc). As artificiais são agro

 
 
 

Comentários


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page