top of page
Buscar

O consenso de avestruz

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 18 de jan. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 9 de fev. de 2025

Em relação às mudanças climáticas, precisamos investir bilhões para economizar centenas de bilhões de prejuízos. Todavia, nada é mais politicamente ilusório do que isto no atual clima político, e o consenso de avestruz que governa é o de ignorar os problemas grandes demais (e globais) para resolver.

          Tudo isto se resume numa infeliz e óbvia constatação: ninguém quer abrir mão do conforto e da mordomia que a sociedade do consumo oferece para os medianamente posicionados na escala social e que, atualmente, só é possível com a queima de combustíveis fósseis e a depredação do meio ambiente.

Há poucos dias um grande amigo me disse: "nós pegamos a melhor época do mundo para viver". Um outro ouviu e disse: "em compensação, vamos deixar o pior dos mundos para os nossos netos". Ai...

          O longo prazo para os político nunca ultrapassa os dois anos (as próximas eleições), para os contadores é um ano, para ao assalariados é o fim do mês. Desta forma, quem irá se preocupar com a próxima década? Ninguém. O problema é que é lá que vamos viver.

          O negacionismo das mudanças climáticas favorece o “consenso de avestruz”.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Gás metano

O metano é emitido por fontes naturais (40%) e artificiais (60%). As naturais são áreas alagadas (pântanos, açudes, florestas inundáveis e inundadas da Amazônia, Pantanal etc). As artificiais são agro

 
 
 

Comentários


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page