Sequestro de carbono
- italo prota de sa
- 22 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de dez. de 2025
Assumindo que o aumento da concentração de gases de efeito estufa (gás carbônico, metano e óxido nitroso) é causa do aquecimento global e das consequentes mudanças climáticas e sabendo que o gás carbônico é quase perpétuo, é preciso extrair gás carbônico da atmosfera e estocá-lo em qualquer local que não atmosfera.
O metano e o óxido nitroso, em princípio, não podem ser extraídos da atmosfera por qualquer processo artificial. Por sorte, o metano permanece na atmosfera por cerca de 10/12 anos e o óxido nitroso, infelizmente, permanece por mais de 100 anos.
A extração de carbono e a subsequente estocagem do mesmo em qualquer lugar que não seja a atmosfera é o que se convencionou chamar de "sequestro de carbono". A maneira mias simples é através do plantio de árvores porque estas, enquanto crescem, retiram carbono do ar e, uma parte do total retirado é incorporada ao caule (maior parcela), galhos, folhas e raízes. Em tudo tem carbono - no caule tem cerca de 30/40% de carbono.
As árvores escolhidas devem ter bom crescimento durante muitos anos, quanto mais, melhor e a madeira assim produzida deve ser utilizada em construção civil, cercas, postes de luz, móveis etc. que tem vida útil muito longa. Um ótimo exemple é a aroeira, pode crescer durante 50/60 anos e, depois de morta, se utilizada em cercas (postes, mourões e dormentes) tem vida útil que pode chegar a um século. Outras, como peroba e mogno, também podem crescer por décadas e, se utilizadas na fabricação de móveis, também terão vida útil muito longa.
Até as algumas variedades de eucalipto podem ser utilizadas porque crescem muito mais que todas outras árvores e, se a madeira for tratada, também têm vida útil muito longa.
Por outro lado, plantar eucalipto para fazer carvão para lenha, não pode ser considerado sequestro de carbono. Porém, é muito bom para uso na siderurgia porque é renovável e economiza carvão mineral que pior que qualquer coisa em relação ao gases de efeito estufa.
A criação de algas é outra alternativa, mas ideia ainda não está totalmente madura. Outras técnicas e existem e já foram testadas. Carbon Capture and Storage (CCS), em português, Captura e Armazenamento de Carbono, é um processo artificial que retira carbono do ar e o estoca no subsolo (por exemplo de onde foi extraído o petróleo) ou no mar.
Os quadros a seguir foram copiados da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) do Governo Federal.

Além da captura, transporte e armazenamento, apareceu uma quarta etapa que é a utilização. Como o carbono tem mil e uma utilidades, o seu uso após o sequestro também é uma boa.

Resumindo, como o gás carbônico é perpétuo na atmosfera, a humanidade será obrigada a fazer muito sequestro de carbono. Apenas com árvores não resolverá. Tem que ter muita "captura e armazenamento no solo, subsolo e no mar. O grande problema é o custo e quem pagará a conta porque é muito caro.


Comentários