Projeto Tamar
- italo prota de sa
- 4 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan. de 2025
O Projeto Tamar desenvolve um conjunto de atividades cujo objetivo principal é a proteção dos ovos que as tartarugas enterram na areia das praias. As tartarugas não são mães cuidadosas – elas enterram os ovos e vão embora. Os profissionais e voluntários monitoram os ninhos e protegem os ovos até a sua eclosão. E até dão uma força para que as tartaruguinhas alcancem o mar em segurança.
As tartarugas são animais cujo sexo, ao nascer, é influenciado pela temperatura do ambiente onde estão enterrados os ovos. Altas temperaturas favorecem o nascimento de fêmea e baixas, o de macho. Porém, temperaturas muito altas ou muito baixas podem ser letais para os embriões. O ideal é que a temperatura fique em torno de 28 e 30 graus centígrados para que o número de machos e de fêmeas fique mais ou menos igual.
O aquecimento das areias em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, estava fazendo nascer muitas fêmeas. Mais um abacaxi do aquecimento global. O pessoal do Projeto Tamar mudou os ovos para um lugar mais fresco. Resolveu.
Saiba mais



Comentários