Variação da Temperatura média da Terra
- italo prota de sa
- 8 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2025

O gráfico mostra a variação da temperatura média da Terra desde 1860. Observe que até 1960 (um século depois), a variação foi muito pequena.
Após 1960, a temperatura média da Terra vem subindo a uma velocidade preocupante e, em apenas 60 anos, subiu mais de 1° Centígrado. Parece pouco, mas não é. Em termos geológicos, é extremamente rápido e não dá tempo para os seres vivos (animais e plantas) se adaptarem. Este é o grande problema.
Só para exemplificar. Um grau apenas de aumento nas areias do Projeto Tamar, obrigou os biólogos a mudar os ovos de tartaruga de lugar porque começou a nascer 95% de fêmeas e apenas 5% de machos. Isto acontece com diversos outros animais.
O aumento da temperatura média da Terra ficou conhecido como “aquecimento global”. Como toda média, tem seus problemas. A Europa está tendo um aumento bem superior à média – está se aproximando de ter um aumento de 2,5° centígrados acima da média histórica – é péssimo em todos os sentidos e tem trazido chuvas torrenciais, secas, incêndios, bolhas de calor, recordes de temperaturas máximas etc.

Finalmente, no Brasil também estamos acima da média. Os números do gráfico são do Instituto Nacional de Meteorologia e mostram claramente que tudo está aumentando: as mínimas, as médias e as máximas, em apenas 30 anos, aumentaram mais de dois graus centígrados.

As consequências do aumento da temperatura média da Terra serão analisadas em outro material.


Comentários