Óxido nitroso
- italo prota de sa
- 4 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan. de 2025
O óxido nitroso é um gás incolor, não inflamável e com um cheiro agradável. É muito utilizado como anestésico e analgésico desde o final do século XIX. Também é usado como propelente e espumante em recipientes de chantili.
É conhecido como “gás do riso”, é um gás leve, usado como analgésico leve. Em pequenas cirurgias e tratamentos odontológicos proporciona um relaxamento breve.
Em alguns países é proibido e considerado como droga. Boa parte do óxido nitroso que existe na atmosfera decorre de atividades bacterianas nos solos e oceanos (perto de 70%), porém, as atividades humanas como adubação nitrogenada, bovinocultura (excreta), queima de combustíveis fósseis contribuem fortemente para o aumento verificado a partir da revolução industrial.
É um potente gás do efeito estufa com potencial de aquecimento global (PAG) igual a 265 e tem vida útil muito longa na estratosfera. Como tem muito pouco, sua participação no aquecimento global é de menos de 5%. Dura mais de 100 anos e, ainda, reage com o ozônio e diminui a sua quantidade, ou, o que dá na mesma, aumenta o buraco na camada de ozônio.
Saiba mais:



Comentários