Compensação das emissões
- italo prota de sa
- 5 de jan. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jan. de 2025
Em princípio, as empresas, organizações ou pessoas deveriam tentar reduzir ou zerar as emissões. Não sendo possível ou viável, a compensação é a outra alternativa.
Compensação das emissões é um processo pelo qual uma empresa extrai da atmosfera uma quantidade de carbono equivalente ao que ela emitiu de todos os gases do efeito estufa (CO², CH4 e N²O) decorrentes de suas atividades normais. É necessário fazer um inventário de suas emissões, escolher a tecnologia, plantio de árvores ou outra forma de extração de gás carbônico do ar e fazer implementação.
A extração do gás carbônico do ar pode ser feita com plantio de árvores que fixam o carbono em sua estrutura, especialmente no caule, enquanto estão em crescimento (durante décadas). Idealmente, a madeira resultante deveria ser utilizada em produtos de vida útil bem longa (construção civil, móveis, pontes, cercas etc.). Evitar a queima imediata porque o carbono voltará muito rapidamente para a atmosfera.
Outra forma de extração são as tecnologias de captura direta de ar (Direct Air Capture -DAC) que extraem CO2 diretamente da atmosfera em qualquer local através de grandes aeradores que filtram o ar e extraem o carbono, em seguida o carbono deve ser armazenado em qualquer lugar que não seja a atmosfera (solo, subsolo, oceano etc.).
O gás carbônico pode, por exemplo, ser armazenado permanentemente em formações geológicas profundas como uma mina de petróleo esgotada. Já existem empresas operando em fase experimental – os EUA lideram. São tecnologias caras e utilizam muita energia a qual deve, necessariamente, ser de “fontes limpas”, eólica, nuclear ou solar, por exemplo.
Na nossa bovinocultura, a pasto, a compensação é fácil, barata e, ainda, pode dar lucro. A melhor tecnologia é plantar árvores nobres (aroeira, ipê, jacarandá, peroba, cedro, pinus e, até eucalipto) no próprio pasto ou em uma pequena área da fazenda (5% a 10% da área total).
De qualquer forma, compensar é necessário para atingir emissões reduzidas ou “emissões líquidas zero”. Árvores, florestas e algas são boas alternativas, mas insuficientes. Teremos de fazer DAC.
Finalmente, as tecnologias de DAC e o cultivo de árvores, algas etc. serão indispensáveis para reduzir o excesso de gases que já se encontram na atmosfera. Pode ser caro ou barato, mas é absolutamente necessário para frear o aquecimento global. Parece inquestionável que não existe solução para o aquecimento global que não contemple a extração gigantesca do gás carbônico da atmosfera (minha opinião).
Saiba mais;



Comentários