Gás carbônico
- italo prota de sa
- 1 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.
O gás carbônico é de fundamental importância para a vida na Terra porque ele é a substância fundamental para que os vegetais realizem a fotossíntese (que é o início do ciclo biológico do carbono).
As suas principais fontes antrópicas de emissão são a queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, derivados de petróleo e gás natural), desmatamento e queimadas. Em muito menor escala, mas importantes, são a fabricação de cimento e produção de aço. É gerado, também, por qualquer combustão de material orgânico, vegetal ou animal.
É o principal gás do efeito estufa e é responsável por mais de 60% do aquecimento global. Sua principal característica em relação ao efeito estufa é a sua vida útil na atmosfera que é praticamente perpétua. Em outras palavras, uma vez emitido, ele permanecerá na atmosfera por milhares de anos. Devido a esta característica, a sua concentração na atmosfera vem aumentando e somente será diminuída se for feita a sua extração e armazenamento em qualquer local que não seja a atmosfera.
A concentração do gás carbônico na atmosfera aumentou mais de 50% desde 1750 e está em 427 PPM (partes por milhão). A expectativa é que vai continuar aumentando enquanto a queima de combustíveis fósseis continuar, ou seja, por mais 30 ou 40 anos. É uma péssima notícia, mas é o que temos.
Saiba mais:



Comentários