Profecias de Winston Churchill
- italo prota de sa
- 8 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jan. de 2025

Em 1931, isto mesmo 1931, Churchill escreveu este ensaio que faz um pacote de previsões absolutamente incríveis. Somente um cérebro privilegiado e com uma formação mais privilegiada poderia fazer.
“A grande massa de seres humanos, absorta nas labutas, cuidados e atividades da vida, está apenas vagamente consciente do ritmo em que a humanidade começou a viajar”. É uma frase brilhante e atual – parece que nada mudou. Ou mudou para pior porque a “massa” está cada vez mais alienada.
Vamos às previsões (não tive coragem de alterar o texto, é tudo do Churchill:
a) “Com um maior conhecimento do que são chamados de hormônios, ou seja, os mensageiros químicos em nosso sangue, será possível controlar o crescimento. Escaparemos do absurdo de criar um frango inteiro para comer o peito ou a asa, cultivando essas partes separadamente sob um meio adequado.” Eu: carne cultivada.
b) “Telefones sem fio e televisão, seguindo naturalmente seu atual caminho de desenvolvimento, permitiriam que seu dono se conectasse a qualquer cômodo similarmente equipado e ouvisse e participasse da conversa tão bem quanto se colocasse a cabeça pela janela.” Eu: soa familiar?
c) “Costumava-se dizer do progresso científico: Você ensinou mais truques ao cão; mas não pode alterar a raça do cão. Mas isso não é mais verdade.” Eu: entre os bovinos, por exemplo, criamos diversas raças sintéticas, tais como canchim, senepol, tabapuã, brangus etc.
d) “Parece haver pouca dúvida de que será possível realizar todo o ciclo que agora leva ao nascimento de uma criança, em ambientes artificiais.” Eu: fertilização in vitro.
e) “O carvão que um homem pode obter em um dia pode facilmente fazer quinhentas vezes mais trabalho do que o próprio homem. A energia nuclear é pelo menos um milhão de vezes mais poderosa ainda. Se os átomos de hidrogênio em uma libra de água pudessem ser persuadidos a se combinar e formar hélio, seria suficiente para acionar um motor de 1.000 cavalos de potência por um ano inteiro.” Eu: energia nuclear como a do Sol que funde dois átomos de hidrogênio e produz um de hélio.
Por fim, ele diz:” O que é que produziu essa nova velocidade prodigiosa do homem? A ciência é a causa.”
Brilhante.
Saiba mais:


Comentários